Sua empresa quer se destacar com as práticas de ESG?

Moro em Porto Alegre. Fala-se por aqui em forno alegre porque, a cada ano, sofremos com o calor excessivo.

Porto Alegre é uma cidade linda, cheia de parques e árvores e com um rio que nos brinda com os reflexos do pôr-do-sol que encanta a todos.

Infelizmente, convivemos com os extremos, calor e frio excessivos no Rio Grande do Sul.

Por tudo que se lê, a tendência e piorar por causa dos danos causados à natureza nos últimos anos.  À medida que a concentração dos gases de efeito estufa aumenta, o mesmo acontece com a temperatura da superfície global. E temos mais tempestades, mais áreas secas, oceanos mais quentes, perda de espécies animais, falta de comida e riscos à saúde.

Ah, você pode pensar: “- Nada de novo.”

O assunto é antigo e ganhou relevância, a partir de 2019, quando 181 CEOs das maiores empresas do mundo se comprometeram a priorizar o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social corporativa.

Atualmente está se falando muito em ESG, sigla em inglês para Environmental, Social and Governance ou, em português, ASG – Ambiental, Social e Governança.

E abracei esse assunto publicando chamadas no meu Instagram, Facebook e LinkedIn.  Foram chamadas, alertas, para conscientização sobre nosso planeta, o legado que queremos deixar e a demanda não preenchida de profissionais capacitados para lidar e aplicar os pilares do ESG.

ASG e seu significado:

Ambiental – Práticas corporativas voltadas ao meio ambiente, com debates sobre o aquecimento global, diminuição de emissão de carbono, poluição do ar e da água, desmatamento, gestão de resíduos etc.

Social – Examina, por exemplo, se a organização viola direitos humanos universais, monitorando as relações da empresa entre trabalhadores, os fornecedores e as comunidades onde atuam. Um exemplo é o programa de diversidade, como inclusão de mais mulheres em cargos estratégicos.

Governança – Voltado às políticas de administração da empresa como a conduta corporativa, composição do conselho, práticas anticorrupção, existência de um canal de denúncias, auditorias, entre outros.

Segundo a ABERJE – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, 95% das empresas veem o tema ESG como prioridade.

Destaco cinco razões para as empresas implantarem o ESG.

  1. Ter uma estratégia de negócio mais econômica, ambiental e social, com um futuro melhor para todos. A Klabin, produtora e exportadora de papel e celulose, por exemplo, planta 84 árvores por minuto, mantendo 42% do maciço florestal preservado e a obrigação legal das empresas localizadas na Mata Atlântica é de 20%. (Fonte exemplo: Valor Econômico). Pode ser implantado programas mais simples, de acordo com cada empresa, mais com resultados a curto prazo e envolvendo diversos níveis da empresa. Até a definição do quê implantar pode ser definido por um grupo de pessoas e aumentaria a motivação dos colaboradores.
  1. Contribuir com a mudança cultural na empresa e em seu entorno ao implantar e monitorar programas de inclusão social. Exemplo: A Vale conta com 30% das mulheres em seu comitê executivo e traçou metas mais ousadas para os próximos anos.  (Fonte exemplo: Valor Econômico). Sua empresa obedece somente a quota de portadores de dificuldades especiais ou tem programas de incentivos diferenciados?
  1. Ter uma gestão de controle de riscos efetivo. Evitar danos ao patrimônio físico, intelectual e de suas equipes. Também, de outras empresas.
  1. Garantia de vantagens competitivas aos investidores devido às práticas de ESG. Você sabe que os investidores têm dado, cada vez mais, importância aos critérios da ESG ao comprar ações, aplicar em fundos de ações ou de renda fixa e outros ativos? E o retorno financeiro é diferenciado a todos.
  2. Deixar um legado de governança sustentável, exemplar, com boas práticas de gestão empresarial.

A importância desse assunto está crescendo dia a dia a ponto de não termos profissionais qualificados para atender a demanda das empresas.  Mês passado, mais de 700 vagas para os profissionais especialistas em práticas de ESG estavam disponíveis só no LinkedIn.

Os profissionais de ESG podem ter diferentes atribuições. Em geral sua responsabilidade é diminuir os aspectos ambientais da instituição e estabelecer metas de sustentabilidade e diversidade para serem atingidas.

Empresários, colegas empreendedores e profissionais podem nos contatar e montaremos um plano de trabalho e/ou um plano de desenvolvimento pessoal para lhes ajudar.

Acesse o Instagram se interessar por mais informações sobre as atribuições desses profissionais: @lauriabeatriz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?