Sabedoria da humildade. Sabedoria da paciência

Paciência e humildade podem ser características sábias?
Com certeza! São habilidades pessoais e importantes na profissão.

Tive oportunidade de refletir sobre isso nos dias em que estive impossibilitada de fazer minhas atividades rotineiras por conta de uma cirurgia ambulatorial.

Houve tempo em que eu era muito acelerada, perfeccionista e me achava autossuficiente. Pensava ser algumas de minhas qualidades.

Quando atuava como secretária executiva, há muitos anos, dificilmente pedia ajuda. Em vez de conversar com alguém para tirar as dúvidas, buscava nos livros minhas respostas.

Com o tempo aprendi que conversar com alguém sobre nossas dificuldades é enriquecedor. Falar ou esclarecer sobre as dúvidas em pares ou em grupos, aproxima mais as pessoas e aumenta nosso aprendizado.

No mundo competitivo em que vivemos, pedir ajuda pode parecer dever favores. Se peço algo, estou “condenado” a dar algo em troca.

A crença de precisar de ninguém para seguir em frente alimenta nosso ego. É um orgulho e uma arrogância para serem combatidos.

Pedir ajuda é um ato de humildade e coragem. Servirá para fortalecer laços profissionais, aumentar nossas chances de vencer obstáculos e alcançar nossos objetivos com mais rapidez.

E a paciência?

Além de ter humildade para pedir ajuda, precisa-se ter paciência para respeitar o tempo dos outros.

O meu tempo é diferente do seu tempo e tudo bem!

Cada pessoa tem sua medida pessoal. Precisa-se ter capacidade para aceitar isso.

Se peço algo e estando impossibilitado de fazer o que gostaria naquele momento, aguardo meu pedido com paciência.  Ter consciência de ser uma situação provisória faz diferença.

Ficar sem fazer nada também é saudável. Aprender a ficar só e mais leve, sem nenhuma ocupação, sem ruídos inúteis, sem reclamação e no silêncio, acalma nosso coração e mente.  É qualidade de vida.

Aprender a ter paciência ajudará também na convivência profissional. Reflita sobre algumas situações na sua trajetória profissional e pessoal em que perdeu a paciência e poderia ter feito diferente. Uma dica é respirar profundamente e pensar melhor como agir.

E como é belo e gratificante, ao ser ajudado, esperar pelo retorno de alguém!

Viver simplesmente o momento presente com muita alegria!

One Comment

  • Muito interessante o seu artigo!!!
    Parabéns!!!
    Buscar ajuda, trocar ideias é muito importante no meio corporativo, pois aprendemos mais e compartilhamos conhecimento.
    Beijo grande

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?