Inovação e Competividade nos Negócios

Inovar se faz necessário ao crescimento e para se manter competitivo no mercado.

 

Pensei nesse assunto a partir da leitura de matéria sobre as dificuldades de manter um serviço público, na cidade de Porto Alegre, e faço algumas considerações abaixo.

A inovação se tornou um diferencial competitivo em todas as empresas independente de seu porte.

Para isso é necessário ter profissionais que desejam se destacar e atrair novos clientes para seus negócios.

Precisam ter uma visão inovadora. Ter a capacidade de olhar seu negócio e criar, a partir do mercado interno e conhecimento do externo, serviços diferenciados baseados na cultura da empresa e gerar mais lucros.

Também, ser criativos.

Você sabe e já refletiu na diferença entre criatividade e inovação?

Criatividade é a habilidade de pensar em novas ideias e a inovação é a materialização dessas ideias.  Ambas estão juntas.

Com as ações de inovação, estamos criando algo que não existe e gerando mais valor.

A palavra-chave grudada na inovação é agilidade. Ganha aquele empreendedor ou empresário que sair na frente.

Agora, inovar não significa somente criar serviços ou produtos novos e diferenciados.

Segundo Gustavo Moreira, especialista em Inovação do SEBRAE/RS, inovar no modelo de negócios significa encontrar soluções para os pequenos e grandes desafios em todas as áreas de uma empresa.

Podemos inovar nos processos internos, na cultura organizacional, em marketing etc.

Entramos em outra questão que é a liberdade de atuação nas empresas. Há necessidade de ter autonomia para criação, liberdade de discussão e apoio da estrutura diretiva.

Temos vários exemplos. Trago a criação das startups.  Surgiram a partir de um grupo de pessoas engajadas, criadoras, fugindo do tradicional, correndo riscos e inovando para grande número de clientes.

Um exemplo de inovação de processo foi a introdução do GPS – Sistema de Monitoramento.

Atualmente, temos a queridinha da inovação: ChatGPT.  Importantíssima inovação!

Exemplo de não inovação: nos últimos 10 anos, 18 linhas de microonibus deixaram de funcionar em Porto Alegre.  As Lotações como são chamadas. Em 2022, houve uma queda de 12,7 milhões em números de viagens em relação ao ano de 2015, que foi aproximadamente 19,3 milhões.  Para o responsável pela área, o serviço foi prejudicado pela concorrência desleal com os aplicativos, pela pandemia e pela ausência de aporte público, conforme depoimento fornecido em jornal local.  O responsável disse estarem estudando o assunto e darão informações até final do ano.  (fonte: clicRBS)

Eu também utilizava as lotações bem mais anteriormente, agora muito pouco. Opto por aplicativo, quando não utilizo transporte próprio.

Minhas considerações sobre esta questão do uso da Lotação:

– Será que escutaram o cliente em primeiro lugar; interno (motorista) e externo?

– Houve análise da concorrência, no caso os aplicativos, antes da queda efetiva de usuários?

– Não sei se houve análise de melhorias do serviço: preço, prazo, atendimento etc.

– Acredito ter faltado também visão de novas ações para modernizar o negócio e

– Ausência de criatividade.

Para implantar a inovação com criatividade, o ideal é pensar “fora da caixa”.

Dentro de uma empresa, montar equipes de diferentes áreas e fazer um brainstorming, explosão de ideias, e buscar soluções de inovação adequadas à cultura da empresa.

Se eu tivesse sido entrevistada, uma das sugestões seria utilizar um aplicativo para os clientes saberem mais precisamente do trajeto e da aproximação da Lotação do local onde estaria aguardando. Ajudaria minimizar a vantagem da concorrente que busca o cliente onde ele estiver.

Sucesso aos empresários da Lotação na busca de solução inovadora e acessível a todos interessados.

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