Pior conselho de carreira

O pior conselho recebido na minha vida profissional me marcou por muitos anos.

Vários outros profissionais já receberam conselhos que impactaram suas vidas por um tempo.

Cito alguns conselhos:

– Priorize seu trabalho.

– Escolha uma profissão que lhe traga muito dinheiro.

– É loucura empreender; seguro é ficar numa empresa CLT.

– Fique mais tempo na mesma empresa e desenvolva uma carreira.

– Esperar que tudo esteja pronto e perfeito e depois começar um projeto.

No mundo profissional atual, certos conselhos já estão ultrapassados. Quando se recebe conselhos como exemplificados acima, é importante fazer uma análise e pensar em seu propósito de vida e manter um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Segue o relato da minha experiência.

Meu pior conselho veio de meu chefe imediato, o Administrador do Hospital onde eu atuava.

– “Você não tem condição de ser promovida. É muito mãezona.”

A resposta que recebi na primeira vez que falei em ir para outro setor da empresa, foi um balde de água fria em mim.

Meu objetivo era crescer na empresa e sabia que poderia contribuir bem mais em outro setor.

Naquela época, início de minha carreira, não se pensava em contratar uma mentoria ou um processo de coaching. Podia-se até falar com o setor de psicologia, embora fosse mais atuante na seleção de profissionais.

Anos depois soube que meu chefe imediato não tinha intenção de me liberar porque eu era ótima assessora.

Não desisti! Continuei me aperfeiçoando e buscando novos desafios.

Surgiu a oportunidade de liderar o Setor de Processamento de Roupas do Hospital e me candidatei. Recebi críticas de várias pessoas por pensar em deixar uma área nobre do hospital para chefiar uma área “escondida” e sem importância.

E fiz essa área dar resultados e se destacar com ótimos indicadores e manter um time de trabalho comprometido e unido.

Fui convidada para palestrar no Encontro de Lavanderia Hospitalar e Comercial da Região Sul e apresentar os indicadores da Área de Higienização e Processamento de Roupas.

No segundo ano, a Direção já aumentou minhas áreas de atuação.  Cheguei a gerenciar vários setores e ter mais de 150 colaboradores. Lógico, com apoio de lideranças em várias áreas das   UGBs – Unidades Gerenciais Básicas.

Quando encerrei minhas atividades no Hospital, estava atuando como Gestora Administrativa das Áreas de Diagnóstico por Imagem, junto com o Gestor Médico.

Uma jornada de muito orgulho.

Essas negativas, esses conselhos sem explicações e, muitas vezes, sem uma conversa de retorno das atuações, os feedbacks, podem travar os profissionais.

Pela minha experiência como mentora e consultora, os medos de mudanças ainda persistem. A diferença está na ajuda que podemos buscar e nos belos exemplos compartilhados em livros, filmes, vídeos, palestras e depoimentos que nos incentivam a deixar nosso “lugar confortável” e lutar pelos nossos ideais.

Minha mensagem final para você leitor: “Faça Acontecer”!

 

Texto original publicado no LinkedIn, após aceitar o desafio da Editora de Carreira do LinkedIn Brasil para responder sobre o pior conselho de carreira. Texto atual com modificações.

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