40+ e o Mercado de Trabalho
Com a pandemia, houve uma alteração significativa no mercado de trabalho para pessoas com mais idade.
Vários profissionais com mais de 60 anos ou até na faixa de 45 a 50 anos foram desligados de suas empresas no ano de 2020.
Infelizmente, isso fez frear um movimento positivo de empregabilidade às pessoas acima de 60 anos, divulgado pelo IPEA, entre o terceiro semestre de 2018 e o mesmo período de 2019, conforme artigo escrito em 2020.
Atualmente, observa-se um crescimento nos movimentos a favor da contratação de pessoas com 40 anos e mais, assim como aumento de programas de trainee voltados a minorias étnicas.
Segundo dados da Visual Capitalist e IBGE, a média de idade dos CEOS das empresas na Bolsa de Valores é de 53,6 anos e a média dos presidentes das melhores empresas para se trabalhar no Brasil é de 54 anos. Então, mais um motivo para definir ser uma boa hora de reintegrar esse grupo de 40+ nas empresas.
A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio – Setrab, lançou uma cartilha para estimular a inserção dos idosos no mercado de trabalho. Geração Prateada, como é chamada a cartilha, destina-se aos empresários e aos idosos em busca de novos desafios.
A MaturiJobs é uma plataforma de recrutamento para oportunizar contratações de pessoas com mais de 50 anos.
Geração Sênior – Dotz oportuniza contratação de estagiários com mais de 55 anos para um período de seis meses a um ano.
A HUB40+ é uma consultoria empresarial especializada no público de 40 anos e foi criada em maio de 2019.
A Empiricus, em maio de 2021, divulgou seu primeiro programa de trainee destinado a profissionais com mais de 40 anos com duração de seis meses. Não há necessidade de ensino superior para concorrer ao processo seletivo.
Esses são alguns exemplos de como várias empresas estão engajadas em facilitar o acesso desses profissionais ao seu quadro apostando em suas experiências e talentos.
Por tudo isso, ao escutar estar difícil uma recolocação devido à idade, aponto à pessoa olhar o mercado, ver com um olhar diferenciado essa realidade apontada acima e acreditar mais em seu potencial. Acreditar em si é o primeiro passo.
Também estou engajada em facilitar esse processo de recolocação profissional aos meus clientes atuais e futuros.
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