Rio de alegrias. Rio de lágrimas.

Tenho paixão por água. Água da chuva, água de rios e lagos e água do mar.

Além de sua beleza, ela me transmite calma, serenidade e desafios como o maravilhoso mar com seu horizonte infinito.

Moro perto do rio Guaíba no estado do Rio Grande do Sul – RGS. Alguns preferem chamar de lago.

Compartilho uma foto da beleza do pôr-do-sol no rio Guaíba.

Infelizmente, no mês de maio, este mesmo rio que já me deu muitas alegrias, ajudou numa catástrofe histórica nunca vista no RGS.

E a apreensão tomou conta de muitos corações. Tristeza imensurável.

Perdas físicas em pequena e grande escala, de familiares e amigos e perda de empregos.

Tudo parou. Comércio fechado em vários lugares, empresas paradas devido alagamentos e falta de funcionários, acessos intransitáveis, escolas paradas e/ou destruídas.

Um sentimento de impotência invadiu a todos.

O alento veio da solidariedade do povo de todo o Brasil e do exterior. A tristeza de muitos foi amenizada dessa maneira.

A esperança de dias melhores foi surgindo aos poucos. A fé em Deus, a união de pessoas em oração em benefício de outros e a ajuda mútua acalmaram corações.

A luz das velas ajudou a iluminar caminhos.

Em meus contatos, sempre tem alguém da família ou conhecido que perdeu tudo.  Lastimável. Procuro escutar o máximo possível, ajudando também dessa maneira.

Li o depoimento de uma pessoa que mostrou a destruição de sua casa numa cidade da grande Porto Alegre. Ela citou as melhorias que tinha planejado para sua casa e coisas que não usava diariamente, guardando para ocasiões especiais. E agora, tudo estava inutilizado. Disse ter aprendido com todo caos atual. Ao mesmo tempo, agradecia por estar viva e por ter forças para recomeçar.

Essa força e agradecer o que se tem para recomeçar são incentivadores valiosos na nova caminhada dos gaúchos e pessoas de outros estados que vivem há anos aqui.

Agora virá, espera-se melhora no tempo, a fase da reconstrução do RGS. Que os governantes tenham a sabedoria necessária para fazer um planejamento adequado, utilizando-se de parcerias empresariais, e com ações viáveis a curto e médio prazo.

Que Deus acompanhe esse bravo povo gaúcho!

One Comment

  • Muito bom. Palavras escolhidas com muita habilidade, retratando o sentimento das pessoas que passaram por essa gigantesca enchente.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos ajudar?