Pensamento crítico X Inteligência Artificial

Pensamento crítico e Inteligência Artificial – IA, esse título ficaria melhor? Confesso que fiquei em dúvida porque estava pensando na minha situação.
Eu gosto de ler mais livros, você já deve ter percebido. Para mim, é mais desafiante porque a leitura me faz refletir e aprender mais, ampliando meu vocabulário também.
Seu tempo é mais usado em ver vídeos ou em ler artigos e livros desafiantes? Ou, ainda, ver um filme super recomendado?
Cada um segue sua preferência.
Conforme dados das últimas 3 edições do Fórum Econômico Mundial, a habilidade mais requisitada pelos empregadores continua sendo o pensamento crítico.
A IA impacta na vida das pessoas de maneira significativa e facilita na falta de pensamento crítico das pessoas. Está-se deixando de pensar por vários motivos. Um deles é a falta de tempo.
“Pensamento crítico é a capacidade de analisar informações,
dados e situações para chegar a uma conclusão.” – IA
A habilidade de pensamento crítico é necessária tanto para empregadores, empregados e demais pessoas em diversas áreas, inclusive para estudantes.
E ela pode ser amplamente utilizada pela IA?
Não. Segundo o filósofo Heidegger, não é uma habilidade que pode ser replicada ou substituída pela IA, simplesmente porque a IA não tem os tipos de problemas que exigem pensamentos. Com a ajuda da IA, são feitas várias tarefas em vários segmentos de negócios com muita rapidez. Automação.
“Pensamento crítico é a análise de fatos para formar
um julgamento.” – Wikipédia
No meu ponto de vista, usar o pensamento crítico no sentido de análise mesmo e sem julgar. Podemos evitar o julgar simplesmente e contribuir mais com análises mais aprofundadas.
Benefícios da utilização do pensamento crítico:
- Forma cidadãos mais conscientes;
- Faz refletir mais sobre estímulos recebidos e sua resposta diante disso;
- Aumenta a capacidade de empreendedores para refletir sobre determinadas situações e se posicionar com ações mais apropriadas;
- Contribui com a necessidade de ajudar mais pessoas com análises críticas valiosas;
- Amplia a análise de situações utilizando-se também da maneira analítica – IA;
- Ações pessoais são analisadas com antecedência e evitar consequências indesejadas. Pensar e agir produtivamente e não só manter-se ocupado;
- Faz lembrar do velho ditado: quanto mais se usa o cérebro, mais ele se expande. Esse ditado atualmente pode ser comprovado cientificamente;
- Aumenta nossas capacidades humanas e nos faz destacar mais como humanos em nossa essência;
- Muda nosso pensamento sobre diversos assuntos, ampliando nossa visão do mundo.
Contribua com esta análise e deixe seus comentários logo abaixo. Agradeço.

2 Comments
Você mencionou leitura, como vc, leio bastante. Quando estamos lendo, nosso conhecimento formado ao longo da vida, retorna, floresce e nos traz memória contidas de críticas, julgamentos compartilhados ou não, discussões com quem tenha conhecimento ou experiências. Aí sim, forma-se um pensamento crítico, reunindo tudo que perpassam nos anos de experiências adquiridas que formaram a pessoa que somos hoje. Crítico livros, estória e história com a segurança que meu pensamento crítico formou-se durante o conjunto de vivências, que por sorte ou acaso, transformaram sua amiga no que sou eu, mais sabia, mais curiosa e mais feliz.
Na dúvida fico com o pensamento crítico frente ao conflito e aos valores em aberto, seja para a solução, seja para a gestão do conflito, e sua perenidade.
Estar preparado e praticar o pensamento crítico é para poucos profissionais do presente. Já para o futuro, ainda tenho dúvidas