Olimpíadas da Maturidade existe?
Você já ouviu comentários sobre profissionais esportivos que já deveriam ter se aposentado?
Nas últimas olimpíadas, chamou-me atenção os comentários elogiosos ou chamada de apresentadores falando da idade dos profissionais.
– “Ele tem mais de 70 anos e ainda é um destaque como treinador.”
– “Ele foi convidado a dirigir a seleção mesmo tendo se aposentado.”
– “Já ouvimos que não mais competirá depois das Olimpíadas de Paris.”
– “Ele é uma referência mundial, mas não tem mais o mesmo preparo físico.”
Há exemplos de vários jogadores – futebol, vôlei, tênis etc., que deixaram de atuar, competir como jogadores, e se tornaram técnicos e atuam muito bem.
Esses comentários me incomodam pela pressão da sociedade sobre a idade ideal para estar numa olimpíada.
Quais os esportes mais indicados para idosos para competições?
Nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, há 39 modalidades. De esportes tradicionais como atletismo e futebol, até estreias como o breaking dance. Todas, segundo o geriatra Roni Mukamal, são opções de atividades físicas para idosos.
“Acho que todas as modalidades podem ser praticadas por idosos. Por que não? Se eles estiverem em plenas condições físicas e receberem as orientações corretas, podem, sim, se dedicar a um esporte olímpico”. Opinião de Roni Mukamal
Modalidades mais populares:
– Atletismo
– Remo
– Ciclismo
– Futebol
– Judô
– Natação
– Tênis de Mesa (Fonte: MedSênior)
Exemplo belíssimo temos com Ni Xia Lian no Tênis de Mesa, competidora com 61 anos.
E já tivemos no Brasil competições para a terceira idade. Em 2010, aconteceu a VII Olimpíada da Terceira Idade do Rio Grande do Norte com a participação de 1500 idosos. Em Manaus, a Olimpíada da Terceira Idade teve mais de mil idosos competindo em 2023.
A questão é a falta de incentivo pelos governos municipais, estaduais e federal e até de familiares.
Apesar disso, felizmente, o Brasil é um país considerado uma potência paralímpica.
Os Jogos Paralímpicos Paris 2024 estão acontecendo desde 28 de agosto a 8 de setembro de 2024 e há 280 participantes brasileiros.
O número de idosos vem crescendo a cada ano. O censo de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mostrou um aumento de 57,14 % em 10 anos. Poder-se-ia aproveitar essa geração em competições que traria muitos benefícios a todos, principalmente às interações sociais. Diminuiria também o sedentarismo, os gastos com saúde e o trauma da solidão.
Para iniciar, nunca é tarde para isso, a sugestão de médicos é contratar preparador físico, fisioterapeuta e mentor para auxiliar nessa nova jornada.
Você abraçaria essa ideia?
One Comment
Muito bom o texto. Imagino que todos sentiram-se instigados a refletirem sobre os idosos e sua nova posição na sociedade. Valeu a pena ler este texto.