Você Sente Medo?
Com certeza, você sente medo como eu!
Todos nós sentimos medo!
A boa notícia é que podemos superar o medo!
Afinal, o que é isso?
Medo, segundo o dicionário on-line, “é um estado afetivo suscitado pela consciência de perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência. Também, significa termos ansiedade irracional ou fundamentado; um receio!”.
Assim, o medo que nos protege também nos paralisa!
O medo abafa nossos sonhos! Ele pode ser um grande obstáculo para alcançar nossos sonhos. Para seguir em frente, precisamos saber enfrentá-lo, mas não é fácil. Também, não é impossível!
O medo pode surgir da preocupação a respeito do que poderá acontecer em consequência de um evento em si! Por exemplo, permanecer num relacionamento que não proporciona mais felicidade, com medo de mudança, do desconhecido! Continuar mesmo infeliz, mas num ambiente seguro. Nesse caso, sentir medo de se arriscar ou medo de não ser amado novamente.
O medo pode nos proteger ao cuidar mais ao dirigir. Dirigir com segurança para evitar acidentes. Ao estar no alto de um prédio, evitar chegar muito perto do parapeito, cuidando-se para não cair! O medo de um assalto nos faz estar mais atentos!
Esses são alguns exemplos de medos primários saudáveis!
Agora, o medo do escuro ou medo do silêncio pode conter o medo de si mesmo! O barulho abafa os pensamentos e a luz ilumina tudo, clareia até nosso íntimo que queremos esconder. Está errado? Não, não está! Nesse caso o medo é sabotador! Ele, novamente, nos ajuda a não mudar, a não enfrentar novas sensações e novos desafios.
Roberto Shinyashiki lançou um livro só com o assunto medo e como vencer na vida. O título do livro é Sem Medo de Vencer. Recomendo. Ele fala em medos ilógicos e inconscientes. “…aquela mulher obesa, que faz regime, mas, quando está chegando ao corpo ideal, fica angustiada e volta a comer. Talvez ela imagine inconscientemente que, se ficar bonita, pode ameaçar a mãe, que se dizia mais bonita que a filha. Voltar a comer é uma forma de proteger a mãe”.
Anotei esta frase outro dia, mas não sei o autor: “Quando o medo desabilita, é difícil cultivar a sabedoria por causa da falta de confiança em assumir riscos e introduzir novas maneiras de fazer as coisas.”.
Relação de alguns exemplos práticos e como tentar mudar a situação:
- Você sente medo de falar com o chefe sobre um assunto que o está incomodando?
Analise se você domina o assunto; analise os resultados de ter uma conversa com ele e o que pode trazer de pontos positivos. Rascunhe sua argumentação. Se você não falar, o que acontecerá com você? Lembre-se de uma situação parecida em que tenha se saído bem e vá em frente!
- Você sente medo de errar?
O receio de fazer alguma coisa, tomar atitude, mudar determinada situação pode bloquear uma tomada de decisão para melhoria de qualidade de vida. Não é feito por não se achar digno, por se rotular incompetente ou por evitar passar vergonha. Todos nós erramos e, às vezes, as pessoas ao nosso lado não nos dão apoio e nos criticam muito, nos bloqueando.
Procure pensar não em erro, mas em aprendizado. Se houve uma falha em determinado momento, pode ser avaliada e mudado o comportamento ou a ação para ter um resultado melhor na próxima vez.
No mundo, há inúmeros exemplos de pessoas que tiveram ótimos resultados com seus eventos, filmes, criações ou invenções após tentarem várias vezes. Procure ler algumas biografias de pessoas realizadoras.
- Você sente medo do escuro?
Em algum momento de sua vida, algo lhe marcou ou fez você sofrer num ambiente sombrio. Busque aos poucos ficar no escuro. Todos os dias, fique num ambiente com as luzes apagadas por um período de tempo e vai aumentando gradualmente. Procure controlar sua ansiedade e conversar consigo mesmo.
- Você sente medo do silêncio?
Chegar a casa e imediatamente ligar a televisão ou qualquer som mostra dependência de alguém ou alguma coisa. A televisão virou companheira e não entretenimento e informação. Ela proporciona uma ilusão, uma dependência nesse caso.
Ficar em silêncio é estar em paz; é vibrar com tudo que há de bom dentro de nós.
Também, não adianta desligar os sons e ficar caminhado de um lado para outro, sem saber o quê fazer.
A técnica citada antes sobre o medo do escuro vale para esta situação também. Além disso, tente meditar ou orar em silêncio absoluto!
- Você sente medo de trocar de emprego?
Você quer buscar novos desafios, pois sabe que na atual empresa ficará estagnada, mas não se move! Você inventa várias desculpas: a crise, os seus colegas, o salário não é dos melhores, mas recebe todos os meses etc.
E se não fizer nada, ficará nessa empresa, insatisfeito, até ser mandado embora?
Pegue um papel ou caderno e relacione o que gosta e não na empresa; suas habilidades e quais não estão sendo aplicadas; qual empresa gostaria de trabalhar e como se sentiria nela. Procure estudar mais sobre seus locais ideais ou almejados. Você se vê lá? Planeje então sua saída da atual empresa. Acredite em você! Se outros fizeram, por que você não faria?
- Você sente medo de comandar pessoas?
Você gostaria de ser promovido, mas tem receio que não saberá mandar. Você se diz: gestor é aquele que sabe mandar. Esse pensamento já está ultrapassado, você sabia?
Assim, você tem receio de fracassar como líder. Escuta aquela vozinha lhe dizendo que não é um líder nato e não se candidata a uma promoção. Isso é um mito! Liderança se desenvolve.
Existem vários livros que falam sobre liderança e como desenvolver as habilidades necessárias para ser um bom líder.
Converse com um colega e peça uma avaliação de sua atuação como sendo um líder empreendedor e/ou inovador. Você poderá se surpreender!
- Você sente medo do sucesso?
Sim, existe. Está relacionado ao medo de perder algo ou deixar de ser amado. Medo da inveja. Você relaciona sucesso a ter muito dinheiro e ter vários amigos interesseiros. Também a relação ganha e perde.
Sucesso pode ter conotação diferente de pessoa para pessoa. Para um está ligado ao poder e dinheiro, outros a realização pessoal, amorosa, ao bem estar em geral.
Você pode ter sabotado seu sucesso profissional com medo de perder amigos, com receio de ter muito dinheiro e ser roubado ou, até ser sequestrado.
Ter dinheiro, ser rico e famoso é uma consequência. Não é um objetivo.
Analise como você gostaria de ser lembrado daqui a alguns anos! O que lhe daria mais orgulho após atingir suas pretensões?
Comece relacionando o que gostaria e os passos necessários para chegar lá; planeje e, depois, tome ação! Agir!
Se perder alguns amigos, você poderá ganhar novos que vibrarão na mesma sintonia que você!
- Você sente medo de abrir um negócio?
Atualmente com a situação do país, várias pessoas estão pensando em empreender.
Daí surge várias dúvidas e vários receios, como o de fracassar e de poder perder o dinheiro investido. Em tudo há um risco, mas “botar a cara”, como diz a gíria, é importante.
Se você pensa em abrir uma casa geriátrica, por exemplo, faça um plano de investimento primeiramente, depois um plano de negócio e, somente após essas análises, dedica-se completamente ao novo negócio.
Gostar de sentir medo é também um tipo de medo. Determinadas pessoas gostam de dizer que sentem medo e com isso acabam se protegendo da mudança, de tentar o desconhecido. Também, assim, recebem mais atenção dos amigos e conhecidos.
– “Coitadinho, ele não vai viajar porque sente medo de andar de avião. Perdeu uma oportunidade de trabalhar em outro estado, eu não faria isso. Temos que ajudá-lo.”
– “Ele quase não sai mais de casa. Ficou traumatizado pelo acidente. Já faz três anos; precisamos ficar mais com ele.”
William Shakespeare já dizia: “Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”
Vamos arriscar?
Se você não conseguir sozinho, peça ajuda de um terapeuta, psicólogo ou coach. O mais importante é iniciar. Tomar uma atitude!
Boa sorte e fique bem!
Deixe um comentário